Quando os robôs trabalham na manufatura

A automação robótica é capaz de amortizar a taxa de rotatividade de trabalhadores altamente qualificados

A utilização da robótica e automação na manufatura oferece muitos pontos positivos, tanto no aumento da produção de bens e recursos em grande escala e de forma padronizada, como ainda reduz os custos e esforços no processo de produção. A aplicação da robótica e da automação nos processos de manufatura é essencial como parte das operações em todas as plantas industriais atualmente.

O emprego dos softwares de automação e da robótica na manufatura é capaz de reduzir os custos operacionais em uma planta. Esse corte nos gastos é essencial nos negócios, pois os tornam mais competitivos em qualquer mercado onde há concorrência. Juntamente com a redução dos gastos em curto prazo, uma empresa que implementa a robótica e a automação nos processos de produção apresentarão também reduções nas suas despesas de estoques.

A precisão da robótica e automação da manufatura pode também diminuir a quantidade de resíduos que são gerados na produção, gerando, portanto, mais corte para o inventário. Sem contar na redução do trabalho manual e dos custos associados às lesões, doenças e seguros por acidentes de trabalho.

Também é capaz de amortizar a taxa de rotatividade de trabalhadores altamente qualificados, substituindo uma série de tarefas que estes trabalhadores executam com a automação, que é bem mais eficiente em muitos casos.

Outra vantagem é que este meio de produção trabalha eficazmente em condições difíceis e perigosas, às quais os funcionários não precisam se submeter. A robótica oferece à empresa um aumento na observância das normas de segurança e da saúde geral dos trabalhadores. Os funcionários são mantidos fora das áreas de risco e que causam prejuízos ou perdas de tempo.

As taxas de produção se mostram elevadas pela fabricação com base na automação com robótica. Os operadores humanos não têm mesmo desempenho consistente de forma frequente, fato que a produção automatizada pode oferecer. A automação industrial permite às máquinas trabalharem continuamente, dia e noite sem parar. Com isso, fica mais fácil e prático cumprir prazos de entregas de produtos, além de assegurar a qualidade dos itens e sua padronização.

A automação possibilita aos negócios a ampliação da utilização do espaço necessário para a fabricação. Os dispositivos que são colocados para fazer o trabalho de produção de uma linha automatizada ocupam menos espaço do que os equipamentos alocados para as operações de produção manual. Os robôs podem ser montados na parede, no teto e em uma infinidade de maneiras com o objetivo de obter o máximo de espaço disponível para a fabricação. Os espaços confinados tornam-se muito produtivos quando contam com a robótica.


Tópicos: