SKF cresce 25% no mercado brasileiro

A unidade brasileira do grupo SKF, especializada na fabricação de rolamentos e serviços industriais, fechou 2010 com R$ 800 milhões de faturamento, consolidando crescimento de 25% frente a 2009. A participação nas vendas globais do grupo avançou de 3% para 4%. Segundo Donizete Santos, presidente da companhia no país, até 2015, o índice deve chegar a 10% de participação.

Santos esclarece que os Brics já representam um terço das vendas mundiais da SKF. Há 5 anos, este grupo de emergentes respondia por um quinto do faturamento da companhia. “O Brasil hoje tem uma fatia de 20% das vendas dos Brics e temos condições de avançar”, analisa.
 
Na área automotiva, a campeã de crescimento no Brasil, a companhia registrou expansão de 28% nas vendas frente a 2009. "Acompanhamos o vigor do mercado doméstico”, diz Santos. As vendas externas para a indústria automotiva também registram crescimento, com expansão de 30%.  “Temos contratos de longo prazo com mercados na América Latina, EUA e Europa, que estão se recuperando rapidamente”, informa.
 
O forte crescimento da companhia será acompanhado de investimentos. A empresa está aplicando R$ 13,5 milhões para a implantação de um novo canal de produção de rolamentos de segunda geração para o mercado doméstico, na planta de Cajamar, que entra em fase operacional no segundo semestre deste ano. “Vamos acompanhar a sofisticação dos automóveis populares no Brasil e vamos ampliar a oferta de componentes para produtos voltados aos consumidores de maior renda”.
 
Atualmente a unidade fabril brasileira opera com 8 canais de produção. A fábrica de Cajamar produz rolamentos para rodas, câmbio e direção. “O novo canal coloca o mercado brasileiro em linha com a tendência global de rolamentos de segunda geração para automóveis compactos”.
 
Industrial
A unidade de negócios industriais da SKF Brasil, que fornece rolamentos e outros componentes para vários segmentos industriais, também fechou 2010 em expansão. As vendas cresceram 25% frente a 2009. A divisão abastece 532 plantas em todo o país, número 13% maior que o verificado em 2009. Os componentes fornecidos pela SKF são usados na fabricação de produtos linha branca, na produção de máquinas-ferramenta e nos maquinários das indústrias de papel e celulose, siderurgia, mineração, entre outros.
 
O segmento de material handling (transportadores de materiais) foi o de maior expansão, com 82%. As vendas para mineradoras também avançaram forte, crescendo 72%. Os redutores industriais ficaram com a terceira posição, alcançando 54% de crescimento.
 
A SKF também presta serviços de manutenção industrial no mercado brasileiro. A companhia faz manutenção preditiva e proativa em sistemas rotativos. Com a expansão da economia, a demanda pelos serviços cresceu e as vendas desta área registraram crescimento de 21%. Os clientes de serviços da SKF estão concentrados nos setores de papel e celulose, siderurgia, mineração, alimentos e bebidas, além do setor de petróleo e energia.


Tópicos: