XI Conferência Anpei será em Fortaleza

A capital do Ceará, Fortaleza, foi a escolhida pela diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) para sediar a 11ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica. O evento será realizado de 20 a 22 de junho de 2011, no Centro de Convenções do Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Edson Queiroz e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). A expectativa é reunir um número expressivo de participantes, representantes de toda a cadeia de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, além de especialistas do exterior.

O tema escolhido para o evento foi “Redes de inovação e cadeias produtivas”. O assunto vem gerando uma série de discussões entre os gestores de inovação no Brasil e no exterior devido à competitividade de um produto inovador no mercado brasileiro e internacional depender hoje de um conjunto de redes integradas e organizadas. Essas redes se iniciam no fornecimento da matéria-prima, passam pelo beneficiamento, depois pela linha de produção e ao produto final, até chegar da distribuição ao consumidor. Neste sentido, o produto e seu conteúdo inovador é resultado, cada vez mais, da soma de esforços de um conjunto de empresas organizadas em cadeias produtivas – como as que devem ser construídas no Ceará.

Recentemente foram anunciados diversos investimentos no setor produtivo do estado, a exemplo da implantação de uma companhia siderúrgica no Complexo Industrial do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, além da assinatura de um decreto para a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém e de estudos para a criação de um pólo petroquímico e de um estaleiro na região. Com essa movimentação de investimentos privados no estado, na avaliação da Anpei, a difusão da cultura da inovação será um ponto estratégico para a competitividade da indústria local e um fator propulsor do desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, do país.

Na Conferência Anpei de 2011 será proposta a reflexão por parte do empresariado, do governo e das instituições de pesquisa científica do nordeste sobre quais as vantagens para o desenvolvimento de um complexo industrial moderno, competitivo e inovador e as necessidades de adoção de políticas de inovação para que a região alcance elevados patamares de competitividade. A Anpei também pretende mostrar no evento que existem outras potencialidades que podem ser exploradas no nordeste por meio da inovação tecnológica, do desenvolvimento de cadeias produtivas e da agregação de valor aos produtos para o benefício social da região.


Tópicos: