Lula premia cientistas em Brasília

Fonte: Agência FAPESP – 16/05/07

Diversos cientistas foram premiados nesta terça-feira (15/5) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

Fernando Galembeck, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia de 2006, pelo trabalho realizado em prol do progresso da ciência e tecnologia e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

A premiação é uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Conrado Wessel.

Na solenidade, também foi entregue o Prêmio Jovem Cientista de 2006, que teve como tema “Gestão sustentável da biodiversidade: desafio do milênio”. Uma iniciativa do CNPq, do Grupo Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, o prêmio recebeu este ano 1.751 inscrições.

Na categoria Mérito Institucional, o Prêmio Jovem Cientista foi concedido à Universidade de São Paulo (USP), que apresentou o maior número de inscrições com mérito científico. Pela primeira vez a premiação concedeu o Mérito Institucional ao ensino médio. Quem ganhou foi a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS).

O agraciado com a Menção Honrosa foi Carlos Alfredo Joly, professor do Departamento de Botânica da Unicamp e integrante da coordenação do programa Biota-FAPESP.

Mais informações: www.cnpq.br