Quer um novo emprego? Essa é a hora

Confira alguns passos importantes para mudar de trabalho sem se arrepender depois

Um novo emprego talvez seja uma das formas mais genuínas de renovação: renova as pessoas com as quais você convive diariamente, a motivação, os planos, a rotina e mais uma série de ingredientes da vida. Quem se lembra dos primeiros dias de emprego, aquela sensação gostosa de energias recarregadas com um friozinho na barriga, projetos bacanas e todo um novo horizonte despontando?

Se a ideia de mudar de emprego vem sido estudada há um tempo, mas até agora você não pôde se dedicar a ela, chegou a hora de você se permitir uma nova conquista no mercado de trabalho. Confira as dicas para você lembrar tudo o que precisa para dar esse salto na vida.

Na hora de escolher um emprego, o mais importante é você descobrir qual é a profissão que te agrada mais. É legal que você faça uma autoavaliação para ver se a ocupação desejada está de acordo com seus conhecimentos como escolaridade, cursos extras e habilidades que possui como, por exemplo, ser comunicativo ou trabalhar bem em equipe. Lembre-se que é algo a que você vai se dedicar constantemente, então o ideal é que haja vontade em vivenciar essa nova experiência. Se não há vontade, não há prazer e se não há prazer, qualquer trabalho fica chato.

Depois disso acesse todas as fontes onde são oferecidas vagas de trabalho e faça uma boa pesquisa de mercado na área que escolheu. Indicações de amigos também podem ser ótimas ferramentas para você chegar lá. Trabalhar ao lado de alguém que já te conhece facilitará muito na hora de conquistar afinidade com o chefe e com os colegas de sala. Mas atente-se: é um voto de confiança a mais, então, não desperdice a grande chance.

Feito isso, procure saber reconhecer o seu valor pessoal e analisar com cuidado o que a empresa nova te oferece. Faça um balanço de seus trabalhos anteriores: você conseguiu, ao longo do tempo, se aproximar de seu plano de carreira? Nessa nova oportunidade, você ocupará um cargo mais alto, com salário adequado? Pense que a boa organização da empresa garantirá o salário no fim do mês, então, atente-se a isso.

Tome cuidado com as ciladas que existem por aí. Procure conhecer o histórico e a cultura da empresa, pois isso te ajudará duplamente: você se certifica que os valores dela são compatíveis aos seus e já aproveita e fica esperto com as ofertas muito irresistíveis e até fora dos valores de mercado que podem aparecer de empresas pouco conhecidas.

Confiança é tudo
O primeiro voto de confiança entregue a você foi sua admissão. O resto é você quem faz. Procure ter clareza de suas buscas e tente o máximo possível trabalhar com seriedade, isto é, respeitar os horários, prazos e compromissos. Essa é uma forma de você se sobressair e fazer com que seus colegas de trabalho se espelhem em sua determinação. Mas trabalhar com seriedade não significa dizer que precisamos ficar de cara fechada. Muito pelo contrário: Um ambiente alegre vale muito mais que um ambiente sério e sem nenhum sorriso.

Não podemos esquecer que qualidade de vida é essencial, por isso é muito importante que ame o seu trabalho, mas que saiba equilibrá-lo com as outras prioridades de sua vida: família, filhos, amigos. São eles que estão sempre ao seu lado. Então se planeje para cuidar também da sua vida pessoal, sair e se divertir.


Tópicos: