Alma lança softwares act/cut 3D e act/tubes

O lançamento dos novos softwares act/cut 3D e act/tubes da empresa Alma foram lançados no final do ano passado no Brasil. A Alma trabalha há mais de 30 anos nas áreas de corte e robótica e está presente em máquinas e robôs de empresas como Balliu, BAW, Flow, Jobs, Mazak, Nippei-Toyama, Prima, Ridder, Trumpf, Tube Tech Machinery, Waterjet, entre outras.

O act/cut 3D é destinado à programação de máquinas de corte (laser, jato d’água, plasma, routing), com qualquer número de eixos. A partir da recriação virtual 3D completa da máquina (cinemática, limitação dos eixos) e do ambiente fabril dentro do software, o act/cut 3D permite definir rapidamente as linhas a serem cortadas em peças importadas de qualquer CAD. Em seguida, consgeue gerar as trajetórias do cabeçote através de um algoritmo de otimização de trajetórias com sistema anti-colisão integrado no software. O aplicativo permite modelar automaticamente o ferramental de posicionamento da peça a partir do modelo a ser cortado. A criação e a validação do programa de corte são feitas pelas funções de simulação e de verificação automática com indicadores visuais de anomalias.

Act/tubesO act/tubes é uma solução CAD/CAM que compreende todas as etapas do processo de corte de tubos - modelização dos tubos através do novo módulo TubeDesigner. Entre suas características estão reproduzir chanfros para solda considerando as limitações do processo ou modificar diretamente arquivos de CAD para criar as trajetórias 3D compatíveis com a máquina e com o processo, gerenciar ordens de fabricação, nesting das seções a cortar, criar e sequenciar as instruções de corte e criar programas ISO. O act/tubes está adaptado a todos os sistemas de corte de tubos: máquinas 2D com um eixo rotativo, máquinas 4 eixos dedicadas ao corte de tubos, máquinas 5 eixos com ou mais eixos rotativos e células robotizadas para o corte de tubos.

No caso de máquinas combinadas (corte 2D e corte de tubos, corte 2D e corte 3D, ou corte 3D e corte de tubos) ou da utilização de várias máquinas 2D, 3D e corte de tubos em uma mesma fábrica, a integração dos aplicativos act/cut 2D, act/cut 3D e act/tubes oferece um ambiente de programação que facilita sua utilização.