Seminário aproxima indústria do Brasil e da Itália

O principal objetivo do seminário Itália - Inovações Tecnológicas em Máquinas Operatrizes, Sistemas de Automação e Robôs é "identificar novas oportunidades de negócios e colaborar com o desenvolvimento da indústria local". O evento será no dia  15 de fevereiro, em Caxias do Sul-RS, a partir das 8 horas.

A programação abrange a realização de encontros bilaterais e visitas técnicas a empresas locais, entre os principais fabricantes de implementos rodoviários, carrocerias de ônibus, tratores, caminhões, autopeças e válvulas industriais. O intercâmbio entre Brasil e Itália também é reforçado pelos encontros entre empresários italianos e indústrias do polo da região.

O mercado brasileiro de máquinas operatrizes (máquinas e sistemas de usinagem, corte e conformação, robôs, sistemas de automação e acessórios) é estimado em aproximadamente um bilhão de euros, dos quais 55% fornecidos por empresas estrangeiras. A Itália, um dos principais fornecedores brasileiros desse segmento, até setembro de 2010 ocupava a liderança, com uma quota de 16,7% de tudo o que o Brasil importa nesse âmbito, ficando a Alemanha, tradicional líder, em segundo lugar, com uma quota de 13,7%.

Nos últimos três meses de 2010, as importações provenientes da Alemanha registraram um crescimento mais forte, fazendo com que fechasse o ano na primeira posição entre os principais países fornecedores do Brasil no segmento, com uma quota, praticamente idêntica à da Itália (15,97% contra 15,58% dos italianos).
 
Na área do corte e conformação de metais, que representa 35% de tudo o que o Brasil importa em termos de máquinas operatrizes, os italianos são líderes disparados, com uma quota de 25% sobre o total importado, percentual superior à soma das quotas dos Estados Unidos (11,5%) e Alemanha (10,9%), que são os principais concorrentes nesse setor.

Entre as empresas italianas participantes estão Automazioni Industriali, BLM Group do Brasil, Breton, Comau do Brasil, Euroma Macchine, Gasparini, Istonio, Mecof, Pama, Promau, SIR, Tacchi Giacomo e Figli e Zani.

O evento se realiza pela parceria entre o ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, UCIMU- Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Operatrizes, Robôs e Sistemas Industriais e o SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul.


Tópicos: