ZF desenvolve caixa automática de nove marchas

A ZF apresentou em Detroit sua nova transmissão de nove velocidades para carros de tração dianteira com motores transversais. Mais uma marcha e a lendária Caloi 10 terá uma séria concorrente.

Segundo a fabricante, a nova caixa proporciona mais economia  de combustível através de controles eletrônicos que selecionam a marcha correta de acordo com a condição de direção, eliminando saltos desnecessários ou trocas constantes. Na teoria, uma maior quantidade de marchas em câmbios automáticos permite distribuir melhor o torque em baixas rotações, reduzindo o ruído e o consumo.

A fabricante diz que apesar do número de engrenagens, as trocas serão super-rápidas e quase imperceptíveis pelos motoristas. Um sistema de absorção de impactos dentro do conversor de torque para travar embreagem do conversor traz menos perda de energia no processo.

Obviamente, a eficácia da caixa dependerá do controle eletrônico que faz a seleção da marcha, mas a ZF está confiante que seu novo conjunto de transmissão será tão preciso e suave quanto as unidades de oito velocidades que equipam os carros de tração traseira.

Transmissão de nove marchas


Tópicos: