Curso ensina a utilizar energias renováveis

O desenvolvimento sustentável se torna cada vez mais um ponto essencial no crescimento de uma empresa ou instituição. Os clientes e consumidores estão buscando saber se os produtos e marcas que utilizam procuram ser ambientalmente corretos. E para que se possa desenvolver projetos de desenvolvimento sustentável de acordo com a necessidade de cada empresa levando em consideração o seu local instalado, é cada vez mais comum o surgimento de cursos e treinamentos capazes de preparar líderes com conhecimento na área.

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (Nutecmar), de Santos (SP), foca, em um de seus cursos, em Energias Renováveis. O objetivo é mostrar informações sobre fontes energéticas sustentáveis, não-poluentes e alternativas como as energias solar, eólica, hidráulica, geotérmica, da biomassa, maremotriz (através do movimento de massas de água devido às marés) e maremotérmica (que aproveita as diferenças de temperatura do mar para produzir energia).

Energias renováveisAlém de noções de aplicações das energias alternativas, os alunos também devem conhecer os impactos ambientais do uso de recursos energéticos não-renováveis, a história do uso da energia e as diferentes formas de potência.

O curso é destinado a empresários, gestores e engenheiros ambientais, biólogos, oceanógrafos e estudantes da área. Porém, é aberto a todos que tiverem interesse em conhecer mais sobre fontes de energia sustentáveis. As inscrições para a capacitação, que está marcada para os dias 19 e 20 de fevereiro, das 9 às 18 horas, já estão abertas.
 
Por meio da capacitação e da troca de experiências é possível encontrar novas possibilidades, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias, que podem contribuir para o meio ambiente. “A poluição atmosférica gerada por motores de propulsão não se restringe apenas a carros, ônibus e caminhões. Barcos também poluem e prejudicam não só a qualidade do ar, como também da água, o que lesa ainda os animais marinhos”, exemplifica o engenheiro de bordo Marcelo Gentil, um dos sócios-diretores do Nutecmar. “Com uso de energias alternativas, além de evitar o uso de combustíveis derivados de recursos não-renováveis, estamos colaborando com a qualidade do ar e da água dos mares, preservando as espécies que lá vivem”.
 
Estão disponíveis dez vagas para o curso e o valor é de R$ 400. Para mais informações e realização de inscrições, deve-se entrar em contato com a instituição pelo telefone (13) 3345-6766 ou pelo site da Nutecmar.

 


Tópicos: