Eberspächer terá fábrica e sede em Sorocaba

A Eberspächer Tecnologia de Exaustão Ltda, empresa do grupo alemão Eberspächer, anuncia investimento de R$ 14 milhões para construir sua primeira fábrica no Brasil, depois de atuar na região por meio de joint venture com a Tuper, de Santa Catarina. O local escolhido foi Sorocaba, no interior paulista, que abrigará a sede da empresa, com a criação de cem empregos diretos.

O diretor geral da empresa no Brasil, Klaus Scherer, informou que o início das operações está previsto para abril de 2011, quando a unidade começará a fornecer conjuntos para o primeiro cliente, a Nissan do Brasil. Ele admite que há negociações com outras montadoras para suprimento ainda em 2011.

“Estamos presente no Brasil há dez anos. Iniciamos com uma joint venture no sul do país e agora estamos instalando a nossa primeira unidade própria”, informa Scherer. Ele explica que a Eberspächer tem hoje como clientes praticamente todos os fabricantes de veículos e fornece tecnologia para sistemas de exaustão e pós-tratamento de gases para leves e pesados.

A Eberspächer informa que é o terceiro maior fabricante mundial de sistemas de exaustão automotivas e tem como foco no médio prazo o BRIC, onde espera o maior crescimento das suas operações. A empresa espera fechar 2010 com 40% de crescimento sobre o faturamento de 2009, que foi de € 1.34 bilhão.


Tópicos: