Novo congresso de energia será em Joinville

A tendência das empresas buscarem a otimização constante dos recursos energéticos, por meio de soluções focadas em fontes, equipamentos, tecnologia e infraestrutura para seu uso eficiente e sustentável, levou à estruturação da Powergrid Brasil – Feira e Congresso de Energia. realizada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e organizada pela Messe Brasil, a primeira edição está agendada para 19 a 21 de outubro de 2011, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC.

Para Albano Schmidt, presidente da Câmara de Energia da Fiesc, “as indústrias e empresas de diferentes segmentos terão acesso ao que o mercado brasileiro disponibiliza em termos de tecnologia, sustentabilidade e economia, possibilitando otimização e aperfeiçoamento contínuo no uso dos recursos energéticos. É evidente que a consciência pelo consumo equilibrado é crescente entre as indústrias, o que amplia os investimentos em equipamentos e soluções cada vez mais eficientes”.

Schmitd comenta que o Brasil dispõe de tecnologia de ponta própria e conta com a matriz energética naturalmente sustentável das hidroelétricas. Além disso, investe no desenvolvimento de tecnologias para energias limpas como álcool, etanol, aproveitamento de gases provenientes de dejetos suínos e de aterros sanitários, rejeitos industriais e florestais. “Pelo potencial produtivo, serviços instalados, tecnologia de elevado padrão e consciência sustentável, o Brasil caminha para se transformar no grande player mundial de energia”, acredita o presidente da Câmara de Energia.

A expectativa é reunir cerca de 100 empresas expositoras abrangendo diferentes setores como equipamentos industriais, geração, transmissão e distribuição de materiais para instalação, automação e instrumentação, meio ambiente, concessionárias de geração e transmissão, associações, bancos, entidades, publicações e serviços em geral.