Solução Creo da PTC tem compatibilidade entre tecnologias CAD

A PTC - Parametric Technology, empresa de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), apresentou oficialmente o Creo Design Software – uma nova família de soluções CAD (Computer Aided Design) que une as tecnologias de modelamento direto e paramétrico, com total compatibilidade entre ambas. Anunciada inicialmente como Projeto Lightning em junho passado, durante o encontro de usuários da PTC realizado em Orlando, a nova plataforma foi batizada de Creo, palavra de origem latina que significa criação, justamente porque tem como objetivo facilitar e democratizar o trabalho das equipes de desenvolvimento de produtos.

CreoO lançamento foi realizado em um evento, no dia 28 de outubro, que reuniu cerca de 300 pessoas, em Boston, EUA, e foi transmitido simultaneamente via webcast para o mundo todo. James Heppelmann, novo presidente da PTC, destacou que o Creo foi concebido para solucionar os grandes problemas de CAD mecânico, entre os quais se incluem usabilidade, interoperabilidade, gerenciamento de montagens e tecnologias proprietárias e fechadas. “Por meio de apps criadas na medida certa para cada usuário das diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de produto, o Creo permitirá maior flexibilidade para troca de dados e redução substancial dos tempos de desenvolvimento. É uma tecnologia que vai direcionar o mercado pelos próximos 20 anos”, afirmou.

Segundo Hélio Samora, diretor da PTC para América Latina, “é uma tecnologia revolucionária na medida em que permitirá uma série de facilidades, entre as quais, por exemplo, a de importar dados de outros CADs, independente de ser 2D, 3D direto ou 3D paramétrico. A ideia é permitir à equipe de desenvolvimento desenhar e modelar onde quiser e poder trocar os dados de forma transparente e sem perda de informação, o que até então era impossível”.

O projeto do Creo foi apresentado primeiramente para 60 clientes, dentre os 55 mil que a PTC tem em carteira, entre os quais de incluem John Deere, Toyota, ZF, e outras empresas da Europa, Ásia e EUA, que assinaram contrato de confidencialidade e se mostraram  muito impressionadas com o que viram. A versão 1.0 da solução deverá ser disponibilizada a partir de junho de 2011.

Durante o evento, Brian Shepherd, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da PTC, e Mike Campbell, vice-presidente de produtos de design e visualização da PTC, se revezaram na apresentação das quatro tecnologias (apps) que compõem o Creo:

  • AnyRole Apps, que oferece a ferramenta para que cada profissional na organização possa participar do processo de desenvolvimento do produto;
  • AnyMode Modeling -  que propicirá para a indústria a plataforma de design multi-parâmetros, permitindo aos usuários projetar em 2D, 3D direto ou 3D paramétrico, sendo que os dados gerados em cada um deles podem ser acessados e usados em qualquer outro modo;
  • AnyData Adoption – permite aos usuários incorporar dados de qualquer outro sistema CAD sem perda de informação;
  • AnyBOM Assembly – fornece às equipes o poder e a escalabilidade necessária para criar, validar e reusar informações sobre o produto em qualquer montagem.

A PTC também informou que  irá realinhar três soluções, cujos elementos foram usados na composição da nova plataforma, e que também ganharão novas denominações: o  Pro/Engineer que passará a ser chamado de Creo Elements/Pro, o CoCreate, de Creo Elements/Direct, e o ProductView, de Creo Elements/View. “Mas não se trata de nenhuma ruptura ou reestruturação drástica do que já oferecemos, e sim uma evolução dessas ferramentas. Vamos continuar vendendo e dando suporte para as soluções tradicionais e ajudar nossos clientes a fazer o upgrade quando estiverem prontos para isso”, destaca Samora. Segundo o executivo, os clientes que já utilizam essas ferramentas e firmaram contrato de manutenção terão direito a upgrade sem custo.