Baosteel e Handan vão construir siderúrgica de US$2,5 bi na China

A siderúrgica ficará perto de Pequim e terá capacidade para produzir 4,6 milhões de toneladas até 2010

Fonte: Folha Online - 14/05/07

As duas maiores empresas do setor do aço da China, a Baosteel e a Handan Iron & Steel, se associaram para construir uma siderúrgica perto de Pequim com capacidade para produzir 4,6 milhões de toneladas até 2010, informou nesta sexta-feira (11) o jornal "China Daily". Agências internacionais dão conta de que os investimentos podem chegar a US$ 2,5 bilhões.

É um dos primeiros projetos aprovados pelo governo chinês, que tenta conter o crescimento do setor. O governo está incentivando a unificação das siderúrgicas nacionais em vários conglomerados mais competitivos. Outro objetivo é eliminar os sistemas de produção antiquados e poluentes, para economizar energia e reduzir os excessos de produção.

A usina, controlada por uma empresa mista com 50% das ações para cada sócio, produzirá 4,6 milhões de toneladas anuais de produtos siderúrgicos, entre eles lâminas de aço para a construção de automóveis e eletrodomésticos.

A Baosteel pretende dobrar sua capacidade anual e chegar a 50 milhões de toneladas até 2012, e está em conversas para adquirir a Baotou Iron & Steel, na Mongólia Interior.

Em 2006 as exportações de aço chinês atingiram um recorde, com 43,01 milhões de toneladas, 109,6% a mais que em 2005. A China é o maior exportador de aço do mundo.