Peculiaridades da usinagem de plásticos

De forma geral todos os plásticos de engenharia podem ser fresados, cortados, furados, retificados e polidos. Estes processos são utilizados para confecção de qualquer tamanho de peça, em pequenas, médias e até grandes quantidades. No entanto, não se deve transferir diretamente para os plásticos a experiência adquirida com a usinagem dos metais, afinal, suas caracteristícas são bastante diferentes. O fato de serem mais macios que os metais, não significa que são fáceis de se usinar. Muita tensão na usinagem poderia, por exemplo, causar no plástico, a ruptura da peça ou reter grandes tensões internas.

Usinagem de plásticosPara que a usinagem do plástico seja realizada, é necessário saber os principais pontos em que trabalhar com este material se diferencia do trabalho com metais. O primeiro é que o plástico é um péssimo condutor de calor, portanto o calor produzido no atrito das ferramentas com o plástico durante a usinagem será dissipado com lentidão. A dilatação térmica dos plásticos, tambémdeve ser observada, pois é muito alta, o que pode provocar uma medida fora da especificada na furação. Após o resfriamento do material, os furos podem ficar de 0,05 a 0,1 mm menores do que a broca utilizada. Os plásticos também são mais sensíveis a entalhes. E, por último, geralmente possuem menor rigidez, por isso as forças de corte necessárias são também menores.

As ferramentas também precisam de atenção, devendo ser utilizadas sempre ferramentas muito bem afiadas e um eficiente sistema de retirada dos cavacos. É preferívrl o uso de ferramentas com um ângulo de saída de zero ou ligeiramente negativo para se conseguir um bom acabamento. Pode-se usar as mesmas ferramentas que são utilizadas na usinagem do aço, mas no caso de materiais carregados com fibra de vidro é aconselhável utilizar ferramentas carbonetadas.

Uma baixa velocidade de usinagem com ferramentas afiadas resultarão em peças mecanizadas livres de tensão. Também não é aconselhável utilizar ferramentas que já foram usadas na usinagem de metais. A peça plástica ainda deve ser pré-aquecida antes de usiná-la, não devendo estar fria durante o processo.

Uma forma de reduzir os efeitos do superaquecimento dos materiais é utilizando o resfriamento através de jato de ar frio ou banho em solução de 10% a 20% de óleo solúvel em água. Desta forma, a usinagem do plástico será mais eficiente.


Tópicos: