UFSC promove workshop sobre robótica

O Laboratório de Robótica Professor Raul Guenther (www.robotica.ufsc.br)  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Departamento de Matemática, realizará, gratuitamente, o Workshop on Mechanisms and Robots Design - WMRD. O evento se realizará entre os dias 20 e 23 de outubro, durante a 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex).

As ferramentas matemáticas são extremamente importantes em  ciências aplicadas e na robótica. Tendo em vista que aproximadamente 85% dos custos de um projeto são destinados às fases iniciais (projeto conceitual) e que os custos para o desenvolvimento de um robô são extremamente elevados, é de fundamental importância voltar nossa atenção para esta fase, aprimorar modelos, desenvolver novas abordagens e utilizar novas ferramentas matemáticas. Por isso, existe a preocupação em desenvolver um intercâmbio com uma equipe multidisciplinar para desenvolver pesquisas em temas de projeto de mecanismos e robôs.

O WMRD também recebe apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A instituião, no Campus Florianópolis, atua com um curso superior de tecnologia em mecatrônica e mestrado profissional em mecatrônica, com atuação direta na aplicação de tecnologias de robótica nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Sepex, em sua última edição, contou com um público visitante de 50 mil pessoas, onde foram apresentados 1,448 mil trabalhos e 200 estandes. Neste evento também foram oferecidos 278 minicursos com 6,75 mil inscritos e 107 escolas visitaram a Sepex. A última edição da Sepex contou com outros dois eventos paralelos, o 19º Seminário de Iniciação Científica e a I Feira de Inventores-UFSC.

Já o Laboratório de Robótica integra atividades dos Departamentos de Engenharia Mecânica (EMC) e de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC há mais de dez anos. Além do trabalho associado de pesquisadores de diversas áreas, a integração de atividades envolve instalações compartilhadas entre os dois departamentos. Essa cooperação possibilita o trabalho interdisciplinar com alunos de graduação dos cursos de engenharia de controle e automação, engenharia mecânica, engenharia elétrica e com alunos dos programas de pós-graduação em engenharia elétrica e em engenharia mecânica da universidade.

Atualmente a pesquisa em robótica no Brasil tem se mostrado de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico nacional. Em Florianópolis, o Laboratório de robótica da UFSC desenvolve pesquisas de grande porte, destacam-se os projetos Roboturb I, Roboturb II, Cemar e Petrosix. Ainda possui linhas de pesquisa em diversos campos da robótica e conta com a colaboração de mais de 50 integrantes (alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e professores). O Workshop on Mechanisms and Robots Design contará com a cooperação dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Matemática da UFSC e reunirá estudantes e pesquisadores de diversas Universidades do Brasil e do mundo.

Para participar do workshop é necessário fazer a inscrição, enviando email para [email protected].


Tópicos: