Paraná coloca em circulação 1º táxi elétrico do país

A Copel – Companhia Paranaense de Energia pisou fundo no acelerador na corrida por transportes mais sustentáveis. A empresa colocou em circulação o primeiro táxi elétrico do Brasil  e inaugurou o seu primeiro eletroposto, instalado na área de desembarque do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná.

Desde a última quinta-feira, dia 30 de setembro, os passageiros que desembarcam no aeroporto podem fazer um test drive no táxi elétrico. Com a carga cheia, o veículo tem autonomia para rodar 100 quilômetros. Segundo a Companhia, o custo do quilômetro rodado com um carro elétrico equivale a 20% do de um veículo movido a gasolina. Além disso não polui o meio ambiente e não emite ruídos.

Com o táxi elétrico em teste pelas ruas de Curitiba, a Copel pretende iniciar um estudo sobre o impacto que esta nova tecnologia terá no sistema elétrico quando os paranaenses começarem a usar este tipo de automóvel. Segundo a companhia, uma das metas do governo do estado do Paraná é ter uma frota de veículos elétricos até a Copa do Mundo de 2014, que terá Curitiba como uma das sedes.

A Copel também inaugurou seu primeiro eletroposto, aparelho que faz recarga das baterias do veículo, e que foi instalado na área de desembarque do terminal. "Soluções como a dos eletropostos e dos postos de substituição de baterias envolvem altos investimentos por parte das distribuidoras de energia, exigindo estudos para a análise do impacto na qualidade do fornecimento e no aumento da demanda", afirma o responsável pelo projeto do carro elétrico na Copel, o engenheiro eletricista Otto Armin Doetzer.

Segundo Doetzer, o projeto de demonstração possibilitará o início de estudos sobre o desempenho do veículo e seu impacto sobre o sistema elétrico, trazendo mais subsídios para o desenvolvimento dos postos elétricos e sobre qual a melhor forma de fazer a cobrança da energia utilizada para a carga da bateria.


Tópicos: