Controle de ruídos e vibrações por dispositivos piezelétricos

Devido à necessidade que diversas áreas possuem em lidar com a questão da vibração, André Marcelo Maria Trintini escreveu sua dissertação sobre o controle ativo de vibração usando como transdutores dispositivos piezelétricos - capacidade de transformar uma pressão mecânica em corrente elétrica. A dissertação Controle ativo de vibrações através de transdutores piezelétricos, defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, foi orientada pelo professor Edson De Pieri.

Sinopse do trabalho
A capacidade de medir e controlar vibrações é importante para diversas áreas da engenharia, como a automobilística, aeroespacial, de refrigeração, e petroquímica, praticamente todos os sistemas podem ser perturbados e tirados do seu funcionamento normal graças a ação de ruídos e vibrações indesejáveis. Além disso, a presença de ruídos nos ambientes de atividades humanas é cada vez menos tolerada. Devido a esses fatores o controle de vibrações e ruído é considerado um desafio tecnológico altamente relevante.

Este trabalho trata o controle ativo de vibração usando como transdutores dispositivos piezelétricos. O modelo matemático do conjunto estrutura/transdutores é formulado através do método de elementos finitos, onde a partir do software de elementos finitos Ansys as matrizes de massa global, rigidez global e acoplamento piezelétrico são obtidas. Usando a matrizes globais um sistema nodal é escrito e posteriormente reduzido através de uma transformação modal, para então ser escrito na forma de espaço de estados.


Tópicos: