SKA lança nova versão do software QC Pro

O QC Pro é um software profissional para projeto e manutenção de Quadros de Comando utilizado para trabalhar dispositivos com necessidade de distribuição de energia elétrica. A partir da versão 2010 R2, o produto passa a usar a mesma tecnologia que o recém lançado DraftSight™, da empresa Dassault Systèmes.

A SKA, empresa de CAD e CAM para engenharias que comercializa o QC Pro, escolheu usar como nova plataforma o software ARES, desenvolvido pela alemã Graebert. Pioneira no desenvolvimento de CAD, a Graebert atua nesta área desde 1983 e trabalhou em conjunto com a Dassault Systèmes para ajudar no lançamento do DraftSight™, software de CAD 2D que, assim como o novo produto da SKA, também utiliza como base tecnológica o software ARES.

O ARES foi desenvolvido a partir de um número de benchmarks tendo como foco principal o desempenho. Foram cinco anos trabalhando no desenvolvimento do produto, o que permite a Gabriel Diehl Fleig, gerente de marketing da SKA, garantir “a certeza de oferecer o QC Pro com tecnologia de ponta e que será a próxima geração de CAD 2D do mercado”.

Todas as novidades do QC Pro 2010 podem ser testadas gratuitamente por 30 dias, fazendo o download do software no site oficial do programa. Desta forma, os engenheiros e projetistas que pretendem usar o produto também poderão ter certeza se encontrarão o que procuram.

A produtividade, um dos destaques atribuído ao software, se dá pela automatização de tarefas operacionais, como numeração de fios, nomeação de componentes e referência cruzada. Juntamente com a padronização dos projetos, essas características podem melhorar a velocidade de desenvolvimento e reduzir o número de erros de processos manuais. Tais erros, geralmente, seriam descobertos na fase de execução do projeto, o que poderia acarretar em correção onerosa e o não cumprimento do prazo de entrega.

Esta padronização é desenvolvida para suportar normas internacionais e organizar a biblioteca de componentes, que proporciona agilidade ao criar e modificar esquemas elétricos. O QC Pro 2010 R2 ajuda as empresas a adotarem padrões de projeto. Aliado a estes padrões, também estão o suporte Unicode e as ferramentas para tradução, necessárias para competir no mercado globalizado.

As informações do projeto podem ser extraídas do QC Pro 2010 R2 por meio de relatórios. Quando feitas alterações no esquema elétrico não é necessário a atualização de uma lista de materiais ou fiação. Estas informações podem ser facilmente compartilhadas entre os envolvidos assim que estejam disponíveis, por meio da completa integração com o SolidWorks Enterprise PDM, garantindo o gerenciamento de todo o fluxo do projeto. O QC Pro 2010 R2 possibilita integração com sistemas ERP ou outros sistemas corporativos ao oferecer suporte para personalização de relatórios em diferentes formatos.

Com as ferramentas de exportação fornecidas pelo QC Pro 2010 R2, o projeto também pode ser disponibilizado para fornecedores, clientes ou parceiros em formatos neutros, como PDF ou DXF, garantindo assim um correto entendimento dos requisitos.

Os projetos elétricos desenvolvidos no QC Pro 2010 R2 são integrados com o projeto mecânico desenvolvido no SolidWorks, permitindo que projetistas elétricos e mecânicos trabalhem juntos em protótipos digitais, descobrindo falhas ou identificando melhorias, antes de o produto real ser fabricado.