Rio Oil and Gas dá mais espaço para a sustentabilidade

Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro. Esta edição da feira se realizará entre os dias 13 e 16 de setembro, serão 1,2 mil expositores em 35 mil m², com a participação de 23 países e previsão de quase 40 mil visitantes.

A conferência, que ocorre paralelamente à feira, conta com 5 mil delegados e 705 trabalhos técnicos a ser apresentados. Neste ano, o destaque do evento é o maior foco dado à questão da sustentabilidade. A discussão e a prática da responsabilidade sócio-ambiental tem, pela primeira vez, um painel exclusivo, com o tema central sobre O compromisso da liderança com a sustentabilidade na indústria.

Para Márcia Cauduro, coordenadora do bloco de Responsabilidade Social do evento, as corporações estão percebendo a importância das práticas sustentáveis para o desenvolvimento das empresas, por isso começam a introduzir questões de sustentabilidade nas decisões. “As ações das indústrias que praticam sustentabilidade rendem hoje, em média, 30% a mais que as ações de empresas que não praticam. E as companhias estão de olho nisso. A forma de ganhar dinheiro mudou”, avalia.

O painel de Responsabilidade Sócio-Ambiental da conferência vai ter em foco a metodologia criada pela Organização das Nações Unidas conhecida como Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI), voltada para formar novas lideranças com princípios de sustentabilidade na tomada de decisões. A metodologia instrui os novos executivos a terem responsabilidade ao lidar com desafios de gestão econômica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social. “É uma revolução que os executivos pensem em sustentabilidade desde o primeiro momento, desde o DNA do negócio”, explica Cauduro.

Outros paineis do evento vão debater sobre Shale Gas, Gás Natural no Brasil, Gás Natural Liquefeito (GNL), entre outros. O número de paineis aumentou 50% em relação à última edição e a conferência também cresceu em números de sessões técnicas e sessões pôsteres. Segundo o presidente do Comitê Técnico, Carlos Eugenio Ressurreição, o objetivo é fortalecer ainda mais o evento. "Estamos procurando dar maior ênfase ao congresso, mantendo o sucesso da feira. Queremos que o congresso esteja também entre os melhores do mundo, assim como a feira da Rio Oil & Gas já é reconhecida”.

A Rodada de Negócios também faz parte do evento como nas edições anteriores, reunindo os grandes compradores do mercado de petróleo, gás e biocombustíveis e as pequenas e médias empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor. Organizada pelo Sebrae e a ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), a Rodada tem despertado interesse crescente da indústria, acompanhando o aumento do conteúdo nacional nas compras do setor.


Tópicos: