Lã de rocha e suas características termo-acústicas

Tanto térmico como acústico, o material feito de rochas basálticas é usado como isolante

Encontrada, normalmente, em forma de placa ou manta, a lã de rocha é feita de fibras minerais de rocha vulcânica. O material não retém água, por causa de sua estrutura não capilar, e não sofre alterações diante de eventuais condensações. Por suas características, a lã de rocha é excelente para isolamento térmico e acústico, e ainda é incombustível, inócuo e perene.

O produto é fabricado a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais. Aquecidos à cerca de 1,5 mil °C, são transformados em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas, permitem a fabricação de produtos leves e flexíveis até aqueles mais rígidos, dependendo do grau de compactação.

Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha, devido a suas características termo-acústicas, atende os mercados industrial e automotivo, entre outros. Garante conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade.

Algumas das vantagens do material são a resistência ao fogo, proteção, custo/benefício favorável, absorção acústico e segurança. O produto é fácil de manusear, tem boa resiliência (recupera a espessura original após a retirada da força que causou a deformação), é resistente a vibrações e é quimicamente neutro.

Como possuem baixa condutividade térmica, reduzem o fluxo (ou troca) de calor entre a superfície interna e externa isolada. Já a estrutura fibrosa, de elevados índices de absorção acústica, torna possível a sua utilização na redução do ruído na fonte ou como auxiliar na redução na transmissão de som entre ambientes.

A lã de rocha basáltica pode ser aplicada sob coberturas, sobre forros vazados, sobre forros falsos, entre telhas metálicas, entre alvenarias e entre divisórias.

O material foi classificado no Grupo 3 (Material não Cancerígeno), segundo relatório da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon, na França, é um órgão pertencente à Organização Mundial da Saúde da ONU.

Tópicos:
  



Comentários