Vale promete contribuir com indústria de gusa

A Vale anunciou que está adotando uma série de medidas para contribuir com a retomada da indústria de ferro-gusa no Polo Siderúrgico da Região Norte do Brasil, que vem sofrendo com a fraca demanda, principalmente dos Estados Unidos, seu principal mercado, e com a concorrência com produtores russos e ucranianos.

Em nota à imprensa, a companhia informou que vai comprar parte da produção local a fim de ajudar a regular o mercado neste momento de baixa, colaborando com os clientes no cenário atual, dando, assim, alguma liquidez a este mercado sem demanda. Com isso, a mineradora entende que as empresas que reduziram ou paralisaram suas atividades poderão retomar o ritmo.

A companhia também deve incentivar os produtores para que adotem melhores práticas de sustentabilidade, concedendo desconto no preço para aqueles que atingirem metas preestabelecidas na utilização de carvão oriundo de florestas renováveis próprias.

Apoiará também iniciativas de verticalização do parque guseiro local por meio da migração para a produção de fundidos ou aço, a fim de agregar valor a seus produtos e reduzir a dependência do mercado de metálicos norte-americano.


Tópicos: