Parceria entre Gerdau e universidade estuda aço de baixo carbono

A dissertação de Emerson Fernandes da Cunha, Caracterização da resistência à deformação a quente do aço baixo carbono microligado, desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contou com a parceria da Gerdau Riograndense para avaliar o comportamento do aço GG1013-M, um aço com baixo teor de carbono, microligado com vanádio e manganês. A orientação foi do Prof. Dr. Alexandre da Silva Rocha.

O estudo apurou dados sobre a laminação à quente do material para obter conhecimento de sua resistência à deformação para definir os padrões necessários em relação a modificações no processo

O resumo da dissertação explica como foram realizados os testes: "foram realizados testes em simulador termomecânico Gleeble para determinação das temperaturas a serem usadas no teste prático no laminador, onde testou-se lotes que cobrissem toda a amplitude da faixa de composição química da qualidade do aço em estudo.

No teste prático no laminador, foram retiradas amostras para os ensaios mecânicos, onde identificou-se, por intermédio do tratamento de dados em software estatístico, a influência da variação dentro da faixa da composição química sobre os limites de escoamento e resistência.

Como resultado, conseguiu-se determinar a faixa de temperatura mais provável, onde a resistência a deformação a quente é menor, minimizando ou eliminando as consequências da redução de ductilidade a quente por conta do endurecimento da matriz por precipitação dos elementos de liga em forma de compostos".


Tópicos: