Água Seca ajuda contra aquecimento global

Cientistas britânicos revelaram o desenvolvimento de um pó batizado de "água seca", que ajudaria a combater o aquecimento global ao armazenar CO2. O material, que se parece com açúcar, ou farinha, poderia ser também um sucesso comercial em outras áreas, de acordo com uma pesquisa apresentada no Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston.

A matéria, resultado de um experimento na Universidade de Liverpool, leva o nome de água seca por ser constituído em 95% de água. Mas ela permanece seca porque cada partícula do pó contém uma gota de água cercada por nanopartículas de silício modificadas. A proteção impede que as gotas se combinem e se revertam ao estado líquido.

A água seca não é uma idéia nova. Foi descoberta pela primeira vez no final dos anos 1960 e utilizada na indústria de cosméticos. O que há de novo são as possibilidades de novas aplicações. A substância tem poder de absorção de CO2 três vezes maior que água comum e areia.

Cientistas acreditam também que ela pode ser usada como maneira mais segura e conveniente de armazenar e tranportar gás natural, e portanto expandir o potencial do metano como fonte de energia. Um carro movido a gás natural poderia ser movido por um tanque pressurizado de água seca armazenando o metano, diz o Greenbiz. 

Tópicos:



Comentários