Expomac apresenta novidades do setor indústrial

A Expomac – Feira Sul-Brasileira da Indústria Metal-Mecânica realizará sua 18ª edição entre os dias 22 e 25 de setembro, no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná. “Os expositores vão apresentar na feira inúmeras novidades, fonte de milhões de reais investidos em pesquisas e novos conceitos de produção”, diz Cássio Dresch, diretor Comercial da Diretriz Feiras e Eventos, organizadora do evento.

Entre as expositoras está a Romi, que leva três equipamentos da sua linha de máquinas-ferramenta. Em seu estande de 100 m² estarão em plena operação o torno CNC Centur 30 D, o centro de torneamento GL 240 e, em destaque, o centro de usinagem Romi D 1250, que apresenta excelente desempenho nas usinagens de perfis complexos, como moldes e matrizes, peças aeronáuticas, entre outras. O equipamento permite usinagem de desbaste e acabamento com alta velocidade (rotação e avanço) em peças de aço endurecido, ferro fundido, ligas de alumínio e outros materiais em menor tempo e com qualidade de acabamento superficial quando comparado aos processos convencionais.

Outra novidade que estará na Expomac é a Puncionadeira ACUT 255 NT, da japonesa Amada, comercializada no mercado nacional pela Meggaforming, integrante do Grupo Megga. A máquina explora a mais avançada tecnologia operacional com o uso de motor servoacionado Fanuc. Dotada de CNC, a máquina tem capacidade para 20 toneladas, mesa com dimensões de 1270 x 2540 mm, área máxima de trabalho de 1270 x 1270 mm (sem reposição), carrossel para 45 (standard) ou 58 (opcional) ferramentas, curso de 42 mm e velocidade máxima de posicionamento de 80/60m/min (X e Y) e, de acordo com a empresa, oferece operação mais rápida que outras puncionadeiras.

Tecnologia também é o destaque da Linha 2011 da Autodesk para Indústria de Manufatura, da Grapho, como os softwares Autodesk Inventor, Autodesk Showcase e Autodesk Alias, que usam o Showcase, nova tecnologia para modelagem e apresentação de produtos que pode ser utilizado em todos os segmentos da indústria. Durante a Expomac, a empresa vai fazer demonstrações contínuas de softwares específicos para a indústria de máquinas, equipamentos e bens de consumo.

A empresa paulista Fobrasa também estará presente e vai apresentar três novas máquinas: um torno CNC da marca Yida, um Centro de Usinagem Vertical da marca Twinhorn (ambos utilizados para usinagem) e uma injetora de plástico da marca Haiqiang. A empresa também quer mostrar a tradicional linha de máquinas da marca Calvi, utilizadas em usinagem, ferramentaria, corte, conformação e estamparia. Para o gerente comercial da Fobrasa, Silvio Cozer, o Paraná é um pólo industrial muito significativo. “A feira é realizada numa das melhores regiões para o nosso negócio, com público especializado e voltado para o nosso segmento”.

Em sua última edição, a Expomac recebeu mais de 30 mil visitantes entre profissionais do setor e empresários. Estarão presentes na feira deste ano empresas de máquinas, produtos e tecnologias de corte (laser, jato d'água e plasma), processos, soldagem, insumos, CAD/CAM, corte, conformação, junção de chapas, ferramanetas de dobra e corte, aço/chapas planas cortadas, dobradas e soldadas, barras e seus derivados, entre outros.


Tópicos: