Ensaio de tração de materiais frágeis

No ensaio de materiais frágeis, as tensões observadas são o Limite de Proporcionalidade e o Limite da Ruptura

Os materiais frágeis são aqueles que se rompem facilmente, ainda na fase de deformação elástica (quando tem possibilidade de retornar ao formato original). Para definir o momento em que algum material frágil se rompe, é necessário submeter um corpo de teste a ensaios de tração (conheça Os passos de um ensaio de tração).

O procedimento de carregamento para o ensaio de tração de um material frágil é o mesmo dos materiais dúcteis (veja também Como se comportam os metais). A diferença é apenas o tipo de comportamento na de curva tensão-deformação. Os materiais frágeis não apresentam uma fase de escoamento, ou seja, não existe um ponto característico que define o início da fase plástica. A carga de tração crescente provoca uma deformação elástica e logo ao ultrapassar o limite de proporcionalidade o corpo de prova se rompe.


Para os materias frágeis não ocorre o empescoçamento do corpo de prova, ou seja, a sua ruptura ocorre sem que se estique, como o material ductil. Por isso, para o ensaio de materiais frágeis, as tensões a serem observadas no diagrama são o Limite de Proporcionalidade (LP) e o Limite da Ruptura (LR).

O LP é a tensão até a qual vale a Lei de Hooke (lei física sobre a elasticidade dos corpos). Esta região da curva pode ser bem reduzida, como no caso de ferros fundidos. Já o LR é a tensão limite de resistência, definida como o ponto máximo da curva tensão-deformação, para caracterizar as propriedades de resistência mecânica. O ponto de ruptura coincide com o máximo da curva tensão-deformação, portanto a tensão de limite de resistência coincide com a tensão de ruptura, diferentemente do comportamento dos materiais dúcteis.