Mec Show recebe novo robô do Senai

Instituição aproveitou a feira para mostrar as inovações com as quais os alunos entram em contato durante o curso

Uma das preocupações recorrentes atualmente no Brasil é com a falta de mão de obra especializada, que pode resultar em uma desindustrialização do país. No entanto, muitas instituições de ensino trabalham para evitar que tal mal aconteça. Uma dessas instituições é o Senai, que participa da Mec Show, no Espírito Santo, entre os dias 28 e 30 de julho.

O Senai capixaba aproveitou a feira especializada no setor de metal-mecânica, energia e automação para apresentar o novo integrante das aulas de mecatrônica, do curso de automação industrial. Enquanto brincava de jogo da velha com os visitantes do estande, o robô ABB mostrava os movimentos que era capaz de realizar. Conseguindo distinguir as peças vermelhas e pretas, ele sabia quando era sua vez, onde Robo brinca de jogo da velhaestavam os espaços vazios, e qual peça deveria pegar. Ao final de uma partida, o robô, bem comportado, guarda todas as peças, novamente, em seus devidos lugares, de acordo com sua cor. "O objetivo dele não é velocidadenem ganhar o jogo, é definir o processo correto", defende o professor da disciplina, Adilson Nascimento.

Adquirido há um ano, este tipo de máquina é utilizado em simulação linhas de produção, junto com sensores, para fazer separações e acelerar o processo industrial. Composto por um braço mecânico e um controle PLC, que é olhos e ouvidos do ABB, o erro de de colocação do produto de um mecanismo como esse é de 0,03 milímetros. Este tipo de robô é utilizado nos mais diversos tipos de indústria, desde a farmacêutica e automotiva até a de confeitaria e panificação.

Tópicos: