Projeto tenta solucionar problema de pneus velhos

A Reciclanip, com mais de 400 pontos de coleta, estimula a reciclagem de pneus inservíveis

Com 458 pontos de coleta, 1,2 milhão de tonelada de pneus inservíveis reciclados, o equivalente a 240 milhões de pneus de passeio, a Reciclanip é uma entidade voltada para a coleta e destinação de pneus sem condições de uso para circulação ou reforma (Estudo traz índice de uso e reciclagem da borracha).

O material coletado é transportado para as empresas especializadas em trituração ou reaproveitamento. O programa é desenvolvido por meio de parceiros, na maioria dos casos com prefeituras, que cedem terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene para recolher o material vindo de borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos (lista de todos os pontos de coleta). 

As destinações são aprovadas pelo Ibama. O pneu triturado pode ser reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou em caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Com a previsão de investimento de US$ 25 milhões em 2010, os fabricantes pretendem investir 20% a mais que em 2009 no Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. A iniciativa da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) já recebeu US$ 95 milhões desde a criação, em 1999.




Comentários