Software avalia com maior precisão a estrutura de metais e cerâmicos

Aumentar a precisão na avaliação de microestruturas de materiais como metais, cerâmicos, ou materiais compostos, durante processos de pesquisa, desenvolvimento e aplicação dessas estruturas é a finalidade do Metallographica, software desenvolvido pela SIM. A empresa, residente na incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, desenvolve soluções para simular, analisar e otimizar materiais e processos em diversas áreas da engenharia de materiais.

A partir de uma imagem de determinado material, capturada por um microscópio, é possível analisar suas características e saber se está dentro dos padrões conforme foi projetado. Um tubo de metal para uso na construção civil, por exemplo, precisa passar por um rígido controle de qualidade para garantir sua eficiência e segurança. O software desenvolvido pela SIM usa modernas técnicas de processamento de imagem, como a reconstrução em 3D, garantindo maior precisão nos resultados, se comparados a softwares similares, já existentes no mercado.

Além de um diagnóstico mais preciso, a SIM oferece outras vantagens como o desenvolvimento de produtos e serviços customizados, atendendo a necessidade específica de cada cliente. Sendo possível reduzir em até 40% os custos da empresa.

Em breve,  a SIM Consultoria disponibilizará o Metallographica como SaaS (Software as a Service), ou seja, o software poderá ser utilizado pela internet em uma versão básica e gratuita. Segundo a empresa, isto permitirá atender diversos profissionais e pesquisadores que não demandam um uso constante desse tipo de solução.

A SIM, que trabalha na área engenharia de materiais e de tecnologia da informação, atende principalmente corporações e entidades de pesquisa. A empresa é parceria do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e laboratórios da Coppe/UFRJ.