Eventos paralelos movimentam a Febramec 2010

A 17ª Feira Brasileira da Mecânica e Automação Industrial - Febramec 2010, que será realizada de 9 a 13 de agosto, em Caxias do Sul, pretende ir além da exposição de serviços e produtos e geração de negócios para a indústria. Com a promoção de eventos paralelos voltados à qualificação de técnicos e empresários, a feira terá novidades que prometem atrair cerca de 30 mil visitantes.

Uma delas é o Seminário Febramec de Tecnologia, que terá palestras com especialistas das áreas de engenharia, automação industrial e tecnologia, nos cinco dias da feira. A programação inclui temas técnicos como metalurgia do pó, aspectos ambientais na indústria automotiva, inovação na indústria elétrica, pintura industrial e desempenho de máquina de corte (confira a programação completa no site da Febramec).

Outra novidade é o Encontro do Projeto Piloto Petróleo, Gás e Energia, nos dias 10 e 11 de agosto. O projeto tem por objetivo fazer o mapeamento das cadeias produtivas do setor no Rio Grande do Sul e qualificar empresas gaúchas para o fornecimento de produtos à Petrobrás. Desde junho, promove encontros em diversos pólos industriais do estado, contemplando cidades como Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Erechim e Rio Grande. A atividade terá como tema "Rio Grande do Sul Naval e Off Shore: Novo Ciclo do Petróleo no Brasil".

Crescimento
A Febramec 2010 irá apresentar as recentes inovações tecnológicas para a indústria, com a expectativa de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios. "O ritmo de crescimento industrial no Brasil irá se refletir na expansão das vendas durante a feira", acredita o diretor da Febramec, Lélis da Cunha. Na última edição, em 2008, as vendas efetuadas durante o evento somaram cerca de R$ 90 milhões, o que sinaliza crescimento superior a 10% para este ano.

Realizada num dos principais pólos da indústria metal mecânica do Brasil, a feira irá mostrar lançamentos nos segmentos de automatização e robótica, medição, instrumentação, controle de qualidade, ferramentas, máquinas e equipamentos, motores e redutores, válvulas industriais e informática. 

Destaque Ambiental
O Prêmio Febramec Meio Ambiente elegerá, neste ano, os grandes destaques na área de sustentabilidade. Desde 2007, a premiação conta com a participação de mais de 50 empresas de diferentes setores da indústria e destacou 24 projetos ambientais. Marcas como Randon, Marcopolo, Fras-le, Lupatech, Dana Indústrias, Rexam, Cemar Legrand, GKN do Brasil e AGCO já foram premiadas.

Para garantir a credibilidade e a representatividade do prêmio, a Febramec reuniu diferentes entidades para formarem a comissão julgadora. Coordenado pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL/Senai/Unido/Unep), o grupo é composto por 25 instituições, com participação de órgãos internacionais como a Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitária y Ambiental (Aidis) e o Bureau Veritas Certification.

Os vencedores serão escolhidos pela comissão julgadora de acordo com critérios como: efetividade do projeto, demonstração dos benefícios sociais e ambientais, grau de adesão, participação social e originalidade. Para cada tema, serão premiadas empresas em três categorias: pequeno, médio e grande porte.

A entrega do prêmio será no dia 10 de agosto de 2010, na CIC, em Caxias do Sul, com a presença de empresários e lideranças da área ambiental.


Tópicos: