Interplast reúne fornecedores do setor plástico

Em uma área de 20 mil m², unindo quase 500 expositores especializados na cadeia de produção do plástico, a Interplast 2010 - Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico se realizará de 23 a 27 de agosto, nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC. Em comparação a 2008, a feira cresceu 12% em área e 25% em número de expositores.

O evento, bianual, congrega a exposição de máquinas e equipamentos da transformação, dispositivos auxiliares e matéria-prima, o Cintec 2010, que debate temas de gestão de meio ambiente e processos, o concurso e seminário para promover a indústria de moldes e matrizes e o conhecimento sobre as tecnologias e processos. Dessa forma, o evento reúne teoria e prática em um único local com o objetivo de desenvolver a indústria do plástico no Brasil.

A Interplast é referência pelas soluções e alternativas de modernização do parque fabril da região sul e reúne as principais empresas do mercado nacional e internacional. Além de empresas representando todos os estados brasileiros, o evento reúne expositores de outros 12 países.

Joinville concentra a posição de um dos principais pólos transformadores de plástico do país e líder nacional em transformação de PVC. Três segmentos do setor plástico se destacam em Santa Catarina em âmbito nacional: o de produtos para construção civil na região de Joinville, o de descartáveis na região de Criciúma e o de embalagens, que está distribuído pelo estado, com importante presença no Oeste, no Sul e na grande Florianópolis.

Santa Catarina tem 900 indústrias de transformação de plástico, responsáveis por 33 mil empregos e o faturamento anual foi de cerca de R$ 8 bilhões em 2009. O volume de produção anual é de 1,1 milhão de tonelada. São Paulo tem uma produção que gira em torno de 2,6 milhões de toneladas por ano.

A estimativa dos organizadores é que o número de visitantes da Interplast ultrapasse os 25 mil profissionais do setor que estiveram na feira em 2008. A estimativa de crescimento do setor apontada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) é de 6% em 2010, igualando-se aos números alcançados em 2008, antes da crise econômica.

Segundo Merheg Cachum, presidente Abiplast, feiras como a Interplast são excelentes oportunidades de negócio para a indústria de transformação. “A feira reúne expositores do mesmo segmento, permitindo uma avaliação dos recursos disponíveis no mercado e do que é mais vantajoso para o processo produtivo de cada organização, facilitando a escolha dos fornecedores”, comenta.

Tópicos:



Comentários