Como ser oficial de máquinas da Marinha Mercante

Imagem: Divulgação

A Marinha Mercante abriu inscrições para o processo seletivo para o curso de adaptação para segundo oficial de máquinas. São 25 vagas para homens e mulheres com idade entre 18 e 40 anos e nível superior completo. O Curso será realizado entre agosto de 2010 e abril de 2011, em Belém, no Pará.

O Oficial de Máquinas contribui para a expansão do comércio marítimo e o desenvolvimento do Brasil. Ele é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas e equipamentos que compõem os diversos sistemas das embarcações. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo, nessa última, responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas de grandes navios mercantes que singram os mares do mundo, podendo também gerenciar rebocadores de alto mar, que prestam apoio a atividade de exploração de petróleo em águas profundas (Off Shore).

Os interessados devem ter formação superior nas áreas de engenharia naval, mecânica, elétrica (eletrotécnica ou eletrônica), de automação, de produção industrial ou mecatrônica. Também podem concorrer às vagas tecnólogo em mecânica (manutenção e processos industriais), em construção naval, em manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos ou em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial.

Os candidatos devem ter concluído os cursos há, no máximo, cinco anos ou comprovar exercer atividade correspondente à  graduação por pelo menos um ano nos últimos cinco anos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de junho. A taxa de participação é de R$ 50, e deve ser paga até o dia 18 de junho. Confira o edital.