Transforme seu celular em um medidor de nível de ruído

Imagens: Divulgação

A poluição sonora é um grave problema de muitas cidades. Um projeto de pesquisa sobre monitoramento da poluição sonora com uma nova abordagem participativa envolvendo o público dando a chance de pessoas comuns verificarem o nível de ruído das cidades.

O projeto chama-se NoiseTube e tem como objetivo ampliar o uso dos aparelhos de telefonia celular transformando-os em sensores de medição de ruído permitindo a cada cidadão medir seu próprio nível de exposição diária ao ruído do ambiente. Além disso, cada usuário pode, também, participar da criação de um mapa coletivo da poluição sonora compartilhando automaticamente suas medições com a comunidade.

Para tanto, é necessário possuir um celular equipado com GPS e instalar um aplicativo livre baixado direto do site do projeto (http://noisetube.net/). O aplicativo permite medir com bom grau de precisão o nível de ruído do ambiente em dB(A). Um vez medido, o aplicativo envia automaticamente as medições para o servidor do projeto, via internet, que processa os dados e disponibiliza em seu site os dados de ruído para ver vizualizado no Google Earth.

Esta é uma forma interessante de conhecer como é o nível de ruído da sua comunidade e dos locais em que você frequenta. No site do projeto você poderá ver os locais que já possuem medições e saber um pouco mais sobre o nível de ruído de cada localidade.