Energia: lucros do setor devem crescer 21%

Fonte: InfoMoney - 08/05/07

Resultados mais claros e transparentes devem marcar o primeiro trimestre do setor de Energia e Saneamento, ao menos de acordo com os analistas do Credit Suisse, segundo os quais os lucros do setor devem crescer, em média, 21% na base de comparação anual.

Mais especificamente, as expectativas são de que um menor montante de provisões aliado à valorização de 5% do real no período deve favorecer os resultados líquidos das companhias nos primeiros três meses do ano.

Ademais, uma vez que dividend yields estão entre os principais triggers para as companhias, será bom ver os resultados não poluídos por provisões, ainda que não-recorrentes, tal como aconteceu com Energias do Brasil e Transmissão Paulista.

As top picks

Entretanto, a ressalva é que, em função das mudanças regulatórias anunciadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no final do ano passado, a base de comparação anual fica comprometida, ou seja, uma melhora na margem Ebitda - geração operacional de caixa sobre receita líquida - não significará, necessariamente, um avanço em termos de eficiência.

Os analistas reiteraram sua recomendação market weight - em linha com a média do mercado - para o setor, no qual as empresas consideradas Top Picks são: Cemig, Eletropaulo, AES Tietê, Equatorial Energia e Cesp.