Impressora 3D da SKA foi destaque na Mecânica 2010

Imagens: CIMM

A SKA, empresa de software e serviços do mercado nacional de CAD e CAM, comemora o lançamento da primeira impressora 3D desktop do mundo. Fabricada pela empresa Solido, a SD300 Pro foi apresentada no stand da empresa durante a 28ª Feira Internacional da Mecânica, entre os dias 11 e 15 de maio no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“A Solido SD300 Pro é vendida no Brasil por R$ 47,9 mil. Isso faz com que este lançamento revolucione a cultura de impressão em 3D no país – queremos que a impressão 3D seja tão fácil de usar, barata e disseminada quanto é hoje a tecnologia de impressão a laser ou jato de tinta”, enfatiza o gerente de marketing, Gabriel Diehl Fleig.

Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de conferir o tamanho compacto e a facilidade de instalação e operação que colaboram para a conquista deste objetivo. “Pequena, amigável e adaptável a qualquer ambiente profissional, a SD300 Pro atrai tanto empresas da área de engenharia como, também, empresários de outros mercados que no passado cobiçavam a tecnologia 3D, mas não encontravam uma oferta adequada”, detalha Fleig.

Segundo o executivo da SKA, a operação desta impressora desktop é extremamente simples, e os insumos do equipamento também têm um preço reduzido. Isso acontece porque, no equipamento distribuído pela SKA, os protótipos são produzidos a partir de fusão de lâminas de filme e cola. “Outros modelos usam insumos mais caros e de mais difícil manuseio”, ressalta Fleig.

Lantek Integra
Outro destaque da feira foi a apresentação do Lantek Integra, solução ERP baseada em web para empresas de corte e conformação de metais. Diferentemente de outros ERP, o Lantek Integra é específico para as necessidades de empresas que trabalham com chapas e precisam fazer, de forma integrada, orçamentos precisos, conhecer o status da fabricação e gerenciar retalhos, custos, gerar relatórios, entre outros.

Técnico da SKA, Everton Godoy, comenta que o Integra ajuda a responder perguntas com as quais os gerentes sempre tiveram dificuldade, como “qual o status do pedido do cliente na produção?”, ou ainda “qual o exato estoque de chapas nos diferentes estoques, incluindo retalhos?”. Permite, ainda, que os vendedores consigam gerar orçamentos precisos e de forma rápida. Afinal, se um orçamento errado é enviado para o cliente, pode significar a perda do negócio para seu concorrente ou até mesmo que seu custo acabe maior do que a receita.

O Lantek Integra é uma solução completa, integrada com o restante das soluções CAD/CAM da Lantek e que fomenta o uso de portais empresariais. Composta por um amplo conjunto de módulos, entre os quais se encontram tesouraria, vendas, compras, fabricação, armazéns, produtos, CRM e WOS, o software incorpora um importante número de funcionalidades que, entre outras vantagens, ajuda a melhorar de forma significativa os processos de tomada de decisões, graças à incorporação de ferramentas de BI (Business Inteligence), reporting e quadros de comando.