Os tipos de rebolo

Divulgação: Imagens

Rebolo é uma ferramenta fabricada com material abrasivo, em geral em formato de disco. É normalmente utilizado em operações de desbaste, corte, retificação, afiação, polimento, entre outras. Diferente das demais ferramentas de corte, os rebolos são auto-afiáveis.

Rebolos Diamantados
São utilizado em materiais duros de curto cavaco, como widea, cerâmica, vidro, quartzo, grafite, pedras preciosas e semi preciosas e outros materiais quebradiços. Podem ser fabricados em ligas resinóides, metálicas, galvânizadas e cerâmicas.

Rebolos de CBN
CBN (Nitreto Cúbico e Boro) Confeccionados em vários formatos, podem ser utilizados em materiais ferrosos com dureza acima de 45 Hrc, nas retificações e outros operações. Confeccionados em ligas resinóides e vitrificadas, para operarem com velocidade de corte entre 40m/s, refrigerado.

Rebolos de Liga Vitrificada
Utilizados em retíficas de precisão com CBN. Fabricados em liga vitrificada com superabrasivos CBN para máquinas de alta velocidade e produtividade.

Rebolos de Vidro e Ópticos
Utilizados em todos os segmentos da industrialização de vidro. Podem ser fabricados em ligas resinóides, metálicas. Confeccionados em vários modelos para operações manuais ou automáticas.