Ferramenta Motorizada para Inspeção de Dutos

Imagens: Divulgação

Um PIG (Pipeline Inspection Gauge) é uma ferramenta para inspeção de dutos de transporte e distribuição de óleo e gás, que é inserida no duto e propelida pela própria pressão do produto circulante na tubulação. Os PIG’s verificam anomalias do tipo ovalizações, amassamentos e corrosões, contribuindo para evitar vazamentos que podem causar acidentes ecológicos gravíssimos.

Entretanto, existem algumas condições que impedem a inspeção de linhas de óleo e gás através de PIGs instrumentados. Dentre estes obstáculos destacam-se as limitações de lançamento e de elementos de linha (configuração de curvas e conexões) ou inexistência de fluxo na linha. Também pode ocorrer um acidente com um PIG no duto, que exigirá o seu resgate e desobstrução do duto. Nestas linhas, denominadas não “pigáveis”, uma ferramenta tratora com um manipulador é extremamente útil, mesmo que seja necessário que o PIG motorizado arraste um longo cabo umbilical.

Constituído de sistemas eletrônicos de controle, sistema mecânicos de auto-propulsão, braços articulados, sistema de televisionamento e um cabo umbilical para comunicação com o exterior, o robô, chamado de PIG Trator, é uma ferramenta inédita do mercado nacional e poderá percorrer centenas de metros internamente aos dutos que estejam fora de operação.

Outra finalidade do PIG Trator é a realizações de inspeções pontuais em posições previamente determinadas com sensores do tipo ultra-som. Outros tipos de PIGs não possuem essa capacidade, pois, como são impulsionados pelo fluído circulante, não conseguem parar em um ponto pré-determinado ou ainda realizar uma inspeção mais cuidadosa em um ponto onde há suspeita de conter um defeito.

Pode-se também substituir a garra do robô por alguma ferramenta rotativa acionada pelo servo motor do punho, como um saca-rolha para PIG espuma, uma ferramenta rotativa de corte posicionada pelo motor do punho ou ainda algum acessório de medição, como um cabeçote de ultra-som, apalpadores para medir geometria, rugosímetros para medição de corosão, digitalizadores Laser entre outros.

Desafio
O desafio do PIG Trator é desenvolver um veículo controlado remotamente para inspeção interna de dutos com as seguintes características:

  • Fabricado com materiais resistentes a petróleo e seus derivados;
  • Possuir uma configuração de chassi e invólucros que permitam a operação submersa do veículo/manipulador e garantam a vedação para uma pressão especificada;
  • Possuir um mecanismo de suspensão que garanta o contato e o atrito necessário para a tração do veículo mantendo-o centrado com o duto e se adapte a variações de diâmetro do duto;
  • Transpor obstáculos normais no interior de dutos como degraus em flanges, desalinhamentos de secções, curvas, crateras de corrosões, cordões de solda e insertos assimétricos, como niple de manômetros por exemplo;
  • Operar em duplo sentido;
  • Possuir um sistema de proteção contra falhas do umbilical;
  • Ser capaz de realizar a inspeção visual interna de dutos.

Como o veículo ainda está em fase de fabricação e pré-montagens, ainda não há resultados práticos do trabalho.


Tópicos: