Dissertação mostra como otimizar corte de roscas

Imagem: Divulgação

A usinagem de roscas é um dos processos mais complexos da área. Na dissertação de Valdemir Martins Lira, ele discute a Otimização de parâmetros de corte na usinagem de roscas em tornos CNC. O trabalho, defendido na Unicamp, teve orientação de Geraldo Nonato Telles.

Com o objetivo de determinar o modelo matemático ideal para distribuição racional das diversas "passadas" para corte de roscas em tomos à CNC, foram feitos ensaios tecnológicos que definissem o modelo e os métodos diferentes da operação. Entre esses métodos estão o mergulho radial, de flanco e flanco alternado.

O problema da fabricação de roscas é a existência de diversas classes que precisam ser ajustadas, entre elas diâmetros maior, menor e efetivo, o passo e ângulo da hélice de rosca. Qualquer erro nestas medidas o ajuste das roscas ficará incorreto e deficiente.

Por meio dos testes feitos durante o mestrado de Lira foi formulado uma proposta para otimização dos parâmetros geométricos para essa operação. Com isso, se torna possível reduzir custos operacionais, melhorar controle dos esforços de corte e consequentemente melhorar a qualidade do produto.

Para saber mais sobre os resultados obtidos nesta pesquisa, leia aqui a dissertação.


Tópicos: