Prorrogado Finame-PSI para máquinas e equipamentos


Foi prorrogado até dezembro de 2010 o prazo da linha Finame-PSI (Programa de Sustentação do Investimento) para o setor de máquinas e equipamentos, divulgou a Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos, Abimaq. Tão comentado durante o anúncio dos resultados do primeiro bimestre do segmento, o programa, de acordo com o presidente da entidade, Luiz Aubert Neto, se não fosse prorrogado traria grandes complicações para o desempenho do setor este ano.

Informações do departamento de financiamentos da Abimaq dão conta de que os recursos disponibilizados para os 6 meses adicionais do programa (de jul./10 até dez./10) são da ordem de R$ 80 bilhões. A partir de julho/10 os juros passarão de 4,5% para 5,5% (fixos ao ano), o que ainda é extremamente competitivo, pois se descontada a inflação representa taxa de juros praticamente negativa.

A renovação do Finame-PSI atende um importante pleito da Abimaq, que vinha alertando o governo sobre a importância da renovação, como fator fundamental para manter a retomada do nível de atividades da indústria de máquinas e equipamentos.

“Sabemos que ainda há muito a ser feito e continuaremos lutando e implementando outras ações no sentido de resgatar a competitividade da indústria nacional de máquinas e temos a certeza de que a renovação do PSI é uma importante conquista neste sentido, pois a expectativa é de que 2010 seja um ano de investimentos e a manutenção do Finame-PSI será fundamental para a recuperação da indústria neste ano”, afirma Aubert.


Tópicos: