A importância da clausura para evitar vazamento de ruídos

Imagem: Divulgação

O termo clausura foi criado para classificar a estrutura montada para isolar máquinas na linha de produção da indústria de maneira a não permitir o vazamento de ruído. Entretanto, a atenuação no nível do ruído externo à clausura exige alguns cuidados com o acabamento das paredes, que não devem conter frestas, já que quantidades significativas de ruído podem vazar.

As portas de acesso, por exemplo, devem ter características semelhantes às paredes da clausura, com cuidado especial aos batentes para evitar o vazamento de ruído por esses pontos. “Conforme a exigência do isolamento deve-se utilizar portas com diferentes composições", observa Vítor Litwinczik, engenheiro doutor em Vibrações e Acústica e sócio da empresa Anima Acústica.

No caso de grandes níveis de vibração gerado pela máquina, deve-se ter a preocupação de atenuar essas vibrações por meio de isoladores de vibração para garantir o bom desempenho acústico da clausura. O cuidado com as tubulações conectadas à máquina é outro ponto relevante, já que podem gerar vibração e vazamentos de ruído no contato com a clausura.

Litwinczik alerta para o calor gerado pelas máquinas enclausuradas, motivado geralmente pelo motor elétrico de acionamento, que deve ser retirado por um sistema de exaustão forçada. “Estes sistemas devem possuir dutos com atenuadores de ruído a fim de evitar o vazamento de ruído para o exterior da clausura. A vazão de ar necessária do sistema de exaustão deverá ser calculada em função do calor gerado pelas máquinas”, conclui.

Tópicos:



Comentários