Artigo discute gás de proteção e transferência da liga 625 em aço carbono


No trabalho Efeito do gás de proteção e do modo de transferência na aplicação da liga 625 em aço carbono, de Carlos Eduardo Iconomos Baixo e Jair Carlos Dutra, foram analisados os efeitos do gás de proteção (Ar, Ar/CO2, Ar/O2 e Ar/He/O2) e do modo de transferência (curto-circuito e corrente pulsada). Isto, utilizando o processo MIG/MAG com arame ER-NiCrMo-3 para produzir depósitos sobre chapa assim como o passe de raiz em juntas em V produzidas em aço ABNT 1020.

Os resultados mais favoráveis na soldagem do passe de raiz foram obtidos na soldagem com corrente pulsada, empregando uma junta em V com abertura de 90° e atmosfera de Ar + 25% CO2. A utilização de atmosferas de proteção com 20% Hélio e baixo percentual de gás ativo não produziu os resultados esperados, sendo eficaz somente na soldagem com deposição sobre chapa, porém os resultados não são satisfatórios na solda do passe de raiz.

Resultados ruins também foram obtidos na soldagem com transferência por curto-circuito, independente do gás de proteção, e quando utilizada atmosfera composta por Argônio puro, independente do modo de transferência ajustado.


Tópicos: