Plástico feito de plantas

O plástico ecológico deve substituir aqueles feitos de petróleo altamente prejudiciais à natureza, anunciou a IBM

Imagens: Divulgação



Pesquisadores da IBM anunciaram, na última terça-feira (16/02), terem descoberto uma maneira de fazer plástico ecológico a partir de plantas, que podem substituir o plástico prejudicial ao meio ambiente feito de petróleo.

A descoberta promete um material biodegradável feito de uma forma que economiza energia, de acordo com Chandrasekhar "Spike" Narayan, gestor de ciência e tecnologia da IBM Almaden Research Center, na Califórnia do Norte.

Pesquisadores da Almaden e da universidade de Stanford afirmam que a descoberta poderá trazer uma era de sustentabilidade para a indústria de plástico, com produtos duradouros que não lotarão os aterros.

"Esta descoberta e uma nova abordagem que utiliza catalisadores orgânicos podem levar a obter moléculas biodegradáveis e bem definidas feitas a partir de recursos renováveis de uma forma ambientalmente responsável", disse a IBM em comunicado.

A descoberta da química verde com o uso catalisadores biológicos resulta em um plástico que poderia ser reciclado várias vezes, ao invés de apenas uma vez, como é o caso do plástico derivado do petróleo, produzido com catalisadores de óxido metálico.

"Estamos explorando novos métodos de aplicação da tecnologia e os nossos conhecimentos em ciência de materiais para a criação de um futuro sustentável e ambientalmente racional'', disse o diretor do laboratório Almaden Research, Josephine Cheng.

A IBM está trabalhando, juntamente com cientistas da Arábia Saudita para colocar os plásticos ecológicos em prática na fabricação de embalagens para a indústria de alimentos.

Os pláticos feitos a partir de plantas poderiam produzir peças para a indústria automobilística a custos mais baixos que as produzidas com o material feito do petróleo.


Tópicos: