Brocas Copo possuem maior precisão com menos gastos

Imagem: Divulgação

As Brocas Copo são semelhantes, no seu funcionamento, às fresas de topo, mas devem ser usadas apenas para usinagem na direção longitudinal. A broca cria o furo retirando material na forma de um anel e deixando um tarugo de material no centro.

Ela é geralmente usada com um pino guia central (retrátil) que permite a localização exata da ferramenta antes do corte. Este pino central ajuda na expulsão do tarugo de metal após o corte do furo.

Em comparação com os métodos tradicionais de furação, as Brocas Copo oferecem maior precisão do corte do furo, menor tempo de corte, menor gasto de energia e menor produção de cavaco.

No caso de furos maiores e quando se usam brocas helicoidais, é necessário utilizar brocas de vários diâmetros intermediários para se atingir o diâmetro final, com conseqüente perda de precisão na localização do centro do furo. As brocas copo realizam o furo em uma única passada, com localização perfeita pelo pino guia. Pelas mesmas razões, o tempo de corte usando uma broca copo é menor.

Como somente uma parte do material dentro do furo é transformada em cavaco, a energia gasta é bem menor. Além disso, a geometria das arestas cortantes é melhor que no caso das brocas helicoidais, permitindo uma penetração mais fácil e precisa. Como a energia gasta na usinagem é menor do que no caso de brocas helicoidais, o equipamento utilizado pode ser menor para um determinado diâmetro de furo.

A parte central do furo permanece sem ser usinada, criando um volume menor de cavaco produzido. Além disso, a sucata na forma do tarugo central é mais fácil de ser expulsa da área de corte, de ser manuseada e de ser vendida posteriormente.

As Brocas Copo são oferecidas em vários materiais (aço rápido, aço ao cobalto ou com insertos de metal duro) para as mais variadas aplicações, bem como com revestimentos especiais e são fornecidas para diversas profundidades de corte.


Tópicos: