Empresas voltam a investir em máquinas

Abimaq prevê aumento de 20% em relação a 2009 e quem vende já confirma a tendência

Fotos: Divulgação

Há um sentimento pairando no empresariado brasileiro: otimismo. A maioria das indústrias já começou a sair da crise, com o aumento de pedidos no último trimestre de 2009. Com o otimismo, volta o investimento.

Uma dessas empresas é a Vende-se Máquinas, que comercializa máquinas operatrizes semi-novas e usadas. O coordenador de vendas, Rodrigo Manzano, diz que os reflexos desse otimismo começaram em janeiro de 2010, com o dobro de procura e venda de máquinas.

O site do Vende-se Máquinas, lançado em maio de 2009 já foi uma ação para driblar a crise e deu certo. "Já vendemos máquinas usadas para multinacionais de grande porte do segmento automotivo", afirma Manzano. Na época, as empresas queriam vender suas máquinas devido a crise. Agora, o intuito é vender as máquinas usadas para dar entrada em novas.

Uma pesquisa feita pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) prevê investimentos de 8,9 milhões para o setor de máquinas em 2010. Isso representa um aumento de 20%, em relação a 2009.

De acordo com o levantamento, os investimentos realizados pelo setor privilegiaram a modernização tecnológica (36,8%), a reposição de máquinas depreciadas (28,1%) e a ampliação da capacidade industrial (26,4%).

 


Tópicos: