Nissin Brake constrói nova fábrica em Itú

A produtora de freios para o setor automotivo realizou lançamento da Pedra Fundamental das obras

Fonte e foto: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

A indústria japonesa Nissin Brake, que produz freios para o setor automotivo, realizou solenidade de lançamento da Pedra Fundamental das obras da área destinada a construção da fábrica no município de Itu, na manhã da última quinta-feira (03/05).

A Nissin Brake vai construir sua fábrica em Itu em um terreno no km 24 da SP-75 (Rodovia Santos Dumont). A unidade da multinacional japonesa vai gerar entre 300 e 400 empregos em até três anos. O prédio da empresa deverá estar concluído no final de 2007 e iniciará o funcionamento em outubro de 2008.

A empresa será cadastrada para ser habilitada no Programa de Benefícios de Incentivos Fiscais, de acordo com a Lei Prodecise Nº 100/2001, que também prevê a contratação de funcionários que residam no município, garantindo assim emprego para os munícipes.

Estiveram presentes o prefeito de Itu, Herculano Passos Júnior, o presidente mundial da Nissin, Tamotsu Abe, o presidente e o secretário-geral da Câmara, respectivamente, Makoto Tanaka e Fujiyoshi Hirata, o cônsul da Seção Econômica do Japão em São Paulo, Katsumi Doi, o presidente da Honda para América do Sul, Sho Minekawa, o diretor da Honda do Brasil Ivo Kiyoshi Iegami, o presidente da Nissin do Brasil, Keiji Himori, o diretor da Nissin Brake do Brasil, Calos Hideki Suizi, o diretor da Nissin em Itu, Sadashi Shimuzi, o diretor presidente da Construtora Toda do Brasil, Isamu Abe, o presidente da Câmara de Vereadores Benedito Roque Moraes, o vereador Luiz Costa, secretários e diretores da municipalidade, e demais convidados.

Durante a solenidade o padre José Roberto de Oliveira abençoou a Pedra Fundamental e a área onde será construída a empresa. O prefeito de Itu Herculano Passos Júnior parabenizou a Nissin Brake e comentou sobre a importância da instalação desta empresa na cidade, que trará mais empregos e retorno de impostos para o município, e também convidou a Honda para se instalar na cidade, reforçando sobre a lei de incentivo fiscal e de parcerias entre a administração pública e iniciativa privada. O prefeito Herculano prometeu permanente diálogo, entendimento e incentivo à empresa, inclusive para sua expansão futura.

A Nissin Brake vai produzir sistemas de freios para quatro rodas e, eventualmente, exportar também sua futura produção em Itu. A empresa possui seis unidades no Japão e mais oito em outros países: Inglaterra, Estados Unidos, Tailândia, Indonésia, Filipinas, China, Vietnã e Brasil. Há nove anos a empresa chegou ao Brasil, com sua unidade em Manaus (AM), com 600 funcionários, com faturamento anual de R$ 220 milhões. Já o faturamento mundial da Nissin Brake é de US$ 2 bilhões/ano. Em todo o mundo, a empresa possui 15 mil funcionários, produzindo sistema de freios para duas e quatro rodas para várias empresas, principalmente para a Honda.