Tecnologia possibilita reciclagem de rejeitos industriais

Desenvolvido por pesquisadores do SENAI, processo reduz consumo de água em 98%

Foto: Divulgação

Empresas de Joinville (SC) reduziram o consumo de água e os custos com tratamento dos efluentes por meio de uma tecnologia de reutilização e reciclagem desenvolvida por pesquisadores do SENAI em parceria com empresas da cidade. Graças a esses resultados, o Sistema de Tratamento de Efluentes Galvânicos e Reciclagem de Lodo Galvânico venceu a etapa catarinense da mostra Inova SENAI e vai disputar a premiação nacional no próximo dia 9 de março, no Rio de Janeiro.

O processo foi direcionado para empresas que utilizam o processo de galvanização, ou seja, o revestimento de metais. Esses produtos utilizam grande quantidade de água na lavação das peças, gerando um rejeito com grande quantidade de metais e que não pode ser despejado no meio-ambiente. Para atender à legislação, as empresas precisam tratar esses efluentes e pagar pela destinação correta.

A solução da equipe do SENAI foi desenvolver um equipamento que realiza retenção e restauração de íons, usando resinas. Com esse tratamento, tanto a água quanto a pasta de metais (chamada de lodo), podem ser reaproveitados no processo de galvanização. "Em vez de descartar água, as indústrias podem reintroduzí-la no processo, e o mesmo acontece com o lodo. Com isso, as empresas gastam menos com o tratamento, consomem muito menos água e ainda diminuem o impacto ambiental", explica Carlos Fusinato, um dos integrantes do projeto, juntamente com Carla Israel e Elisângela Paiva.

Nas indústrias de tratamento de superfície, a economia de gastos com água foi de 98%. Fusinato também explica que as empresas que aderiram ao sistema passaram a gastar menos com o tratamento de efluentes. "O lodo galvânico necessita ser encaminhado para aterros especiais e as indústrias pagam caro para que seja feito tratamento correto. Como reutilizamos o lodo, as empresas gastam menos", afirma o pesquisador.

Outra vantagem do equipamento é que ele pode ser adaptado para indústrias de pequeno e médio porte, diferente de outros sistemas importados. Com isso, mais empresas podem aprimorar suas ações na área ambiental. Três indústrias já participaram do projeto e outras três manifestaram interesse em utilizar o sistema.

Além do sistema de reutilização de lodo galvânico, outros dois projetos catarinenses vão competir na mostra nacional Inova SENAI. Ao todo, 40 ideias de todo o país participam da mostra.


Tópicos: