Inscrições para curso sobre Elementos Finitos na Poli-USP


O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE/Poli) está com inscrições abertas para o programa de treinamento em Método dos Elementos Finitos Aplicado à Conformação Mecânica. Essa metodologia é baseada em avançados softwares e vem sendo utilizada por grandes empresas, principalmente dos setores metalúrgico e automobilístico, para aumentar a produtividade e diminuir os defeitos em peças e ferramentas usadas na produção.

Os programas de elementos finitos, baseados em algoritmos de equações diferenciais, são capazes de analisar a conformação mecânica de peças confeccionadas em ligas metálicas, elastômeros e plásticos.

Com esses softwares é possível testar, entre outras coisas, a relação entre tensão e deformação da peça em função da temperatura e velocidade de deformação, além do coeficiente de atrito e as condições de contorno dadas pela ferramenta que molda a peça.

“Dessa forma, é possível detectar eventuais defeitos oriundos do processo de deformação da peça antes que ela entre em linha de produção, evitando o tradicional processo de tentativa e erro que geralmente ocorre nas fábricas”, explica o professor da Poli e coordenador do curso, Ronald Lesley Plaut.

O treinamento, voltado a profissionais da área mecânica e metalúrgica, tem como objetivo explicar o funcionamento dos softwares de elementos finitos mais utilizados no mercado, entre eles o Abaqus, criado nos Estados Unidos, e o russo Q-Form. “Decidimos oferecer esse curso para dar uma visão neutra sobre os softwares, já que os treinamentos disponíveis no mercado são dados pelos próprios fabricantes ou representantes”, diz o coordenador.

Ronald Plaut salienta que o mercado é carente de profissionais que conheçam, em profundidade, esses softwares típicos. “Os que participarem do curso terão chances concretas de ascensão profissional”.

O curso, com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro terá início em março, com duração de 56 horas, divididas em 14 aulas, e será dado nas dependências da Poli, na Cidade Universitária, em São Paulo, às quintas-feiras à noite.  

Para participar do programa, o aluno deve ter sólida formação superior, experiência profissional e conhecimentos básicos de inglês. O ingresso é feito por meio de processo seletivo, que inclui análise de currículo e entrevista.

Mais informações podem ser obtidas no site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2998-0000.