Usinagem de ultraprecisão

Foto: Divulgação

Atualmente, todos os aspectos que envolvem projeto e fabricação estão sendo virtualmente influenciados pela nanotecnologia. São novos conceitos, inerentes a dimensões submicrométricas; componentes com tolerâncias e acabamento superficial na escala nanométrica e máquinas com precisão de movimento e de posicionamento nessa escala dimensional.

Essa revolução tecnológica, como ilustra o livro Usinagem de ultraprecisão, organizado por Arthur Jose Vieira Porto, abre novos horizontes para a fabricação de peças miniaturizadas ou de peças grandes com elevada precisão dimensional de forma e superfície, voltadas às áreas de computação, médica, de comunicação, automobilística e óptica. Dentro desse contexto, a usinagem de ultraprecisão se destaca como ferramenta indispensável para a produção de artefatos com economia e baixo custo relativos.

A Engenharia Mecânica, por sua vez, com toda a sua interdisciplinaridade, contribui em paralelo para que os nanotecnologistas da atualidade possam realizar essa transformação tecnológica extraindo das multidisciplinas que dominam com mestria confiança para projetar e fabricar com segurança.

Esta obra, que mostra a primeira parte das pesquisas do grupo em usinagem de ultraprecisão, disponibiliza para a sociedade tecnológica brasileira informações importantes, por intermédio dos meios acadêmico e empresarial e, certamente, para além de nossas fronteiras.

Saiba mais sobre o livro Usinagem de Ultraprecisão no CIMM.


Tópicos: