Saquetto garante competitividade com qualidade de vida

Foto: Divulgação

A Saquetto Industrial, no setor de usinagem e caldeiraria há mais de 10 anos, tem a tripla certificação para o seu Sistema de Gestão Integrado (SGI), contando com a OHSAS 18001:2007, ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004. O destaque da empresa é o investimento em um programa pró-ativo para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, chamado Bem-Viver.

O programa Bem-Viver é realizado através de uma empresa especializada em Saúde Laboral, contando com uma equipe de fisioterapeutas que acompanha cada funcionário. Os objetivos do programa são: melhora da qualidade de vida, aumento da sensação de bem estar, prevenção de agravos à saúde e promoção da saúde.

Os resultados são acompanhados através de relatórios e questionários. Em Novembro de 2008, 60% dos afastamentos de colaboradores foram causados por necessidades osteomusculares. Esta porcentagem caiu para 10% em Setembro de 2009. As queixas também reduziram de 60% para 33%, no mesmo período. Além disso, houve uma melhoria significativa na sensação dos colaboradores após a jornada de trabalho: anteriormente, 44% dos colaboradores acusavam alguma dor ao sair da empresa, hoje este número foi reduzido para 15%.

José Roberto Macedo é um dos colaboradores que já sente os resultados. José Roberto, que sentia fortes dores na coluna lombar, recebeu tratamentos de Eletroterapia e Cinesioterapia, eliminando totalmente sua dor. “Eu sentia dor até pra acordar, hoje estou 100%”- disse ele satisfeito com a melhoria não só no ambiente de trabalho, mas na sua qualidade de vida.

Dentre as atividades realizadas pelo programa há a Ginástica Laboral, Análise Ergonômica, Avaliação Bio-mecânica, Ambulatório de Reabilitação e as Semanas da Saúde. 

Segundo o Dr. Alex George Silva Gomes, fisioterapeuta da “Cinética – Reabilitação e Saúde Ocupacional” e responsável pelo programa, as melhorias ocorreram não somente no ambiente de trabalho, mas também no cotidiano. “Observamos que além de aprimorar a maneira como cada um desempenha sua função, o Bem-Viver incentivou hábitos de vida mais saudáveis fora da empresa. Houve um aumento significativo na prática de atividades físicas durante a semana, o que contribui para redução de doenças osteomusculares e cardiovasculares, por exemplo.”

Os resultados tiveram um impacto direto na empresa. Comparando dados de novembro de 2008, com os de setembro de 2009, constatou-se uma redução de 68% nos gastos por afastamento. O ambiente de trabalho é muito mais agradável, o que aumentou o índice de satisfação com a empresa e reduziu os atritos. De acordo com a diretoria da empresa, este é mais um motivo que têm levado a Saquetto Industrial a crescer sustentavelmente.

Tópicos: