Itaipu terá transformador da WEG

Empresa é a primeira brasileira a fornecer transformadores para a hidrelétrica

Fonte e fotos: WEG - 18/11/2009

A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, Itaipu Binacional, finalmente conta com transformadores de força fabricados por uma empresa brasileira. São 2 transformadores: o TR 256 MVA/550kV 60 Hz para o lado brasileiro da usina e o TR 275 MVA/550kV 50 Hz para o lado paraguaio.

E a comemoração é dupla, porque a WEG se tornou também a primeira empresa no mundo a realizar Ensaios Finais de VFT (Very Fast Transient) em transformadores. Esse tipo de ensaio, essencial para se garantir que o equipamento irá suportar todas as oscilações ultrarrápidas de tensão durante sua operação, nunca foi realizado antes na recepção final do transformador por sua complexidade, risco e alto custo. Nos fornecimentos dos transformadores originais para a Usina foi fornecido Memória de Cálculo.

Produzidos na fábrica de transformadores da WEG em Blumenau/SC, os dois transformadores de força, com mais de 200 toneladas cada, começam a operar em Itaipu no início de 2010, em uma subestação isolada a gás (GIS).

“Obedecemos todas as exigências do cliente, utilizando a melhor tecnologia que existe no mundo no projeto, na fabricação e na verificação direta da suportabilidade de transformadores a transientes ultra-rápidos. Temos a certeza de estar oferecendo um produto eficiente e comprovadamente seguro”, explica Francisco Rebordão, gerente técnico da WEG transformadores.

A WEG foi homologada para fornecer equipamentos à Itaipu em 2003 e desde então vem investindo fortemente em infra-estrutura e tecnologia para atender o setor de energia. Nos últimos três anos a empresa injetou mais de R$ 56 milhões na unidade fabril de Blumenau. Só na ampliação da capacidade do laboratório foram investidos R$ 8 milhões. “Fornecer equipamentos desse porte para a maior Usina Hidrelétrica do Mundo é prova de que estamos preparados para atender qualquer exigência do mercado nacional e internacional”, garante Carlos Diether Prinz, diretor da WEG Transformadores.

WEG e Itaipu também são parceiras em outros projetos inovadores, como o Palio Weekend Elétrico, desenvolvido em conjunto com a Fiat.

Ensaios
Primeiro caso no mundo de verificação direta nos ensaios finais da verificação da suportabilidade de transformador a transientes ultra-rápidos de tensão, típicos das operações em subestações isoladas a gás. Os surtos de VFT (Very Fast Transients) foram gerados através do corte das ondas no meio gasoso (SF6), utilizando-se dispositivo de teste especialmente desenvolvido pela WEG para esta finalidade. Durante os testes, a equipe técnica avaliou, dentre outras variáveis, a ocorrência de descargas de qualquer natureza, internas ou externas, e eventuais perfurações do isolamento. O conjunto total dos ensaios para ambos os transformadores durou aproximadamente 2 meses.
 

Tópicos:



Comentários