Alcoa e COMAC pesquisam tecnologias para maior avião comercial chinês

Fotos: Divulgação

A Alcoa e a COMAC-Commercial Aircraft Corporation of China Ltd., companhia chinesa de aviação comercial, acabam de anunciar o “Cooperation Agreement” – um acordo para pesquisa conjunta de tecnologias de ponta para o projeto e desenvolvimento da nova e maior aeronave chinesa para passageiros, o C919. Por meio de um contrato de cooperação tecnológica, as duas empresas estão examinando conceitos estruturais, projetos e ligas avançadas de alumínio para construir o avião, que poderá transportar até 190 pessoas.

“Estamos trabalhando em conjunto com a COMAC para desenvolver uma solução sob medida e que atenda ao objetivo da companhia de criar uma aeronave comercial globalmente competitiva, econômica e de excelente desempenho”, afirma Helmut Wieser, vice-presidente executivo da Alcoa e presidente mundial da Divisão de Produtos Laminados e Asia da companhia.

“O C919 será a maior aeronave comercial fabricada na China. Pretendemos produzir uma estrutura eficiente e de ótimo desempenho para competir mundialmente no setor aéreo. Portanto, é imprescindível avaliarmos alternativas de projetos e colaborarmos com os líderes em inovação tecnológica de materiais, como a Alcoa”, disse Wu Guanghui, projetista-chefe do programa C919 e vice-presidente da COMAC.

Um protótipo do C919 – que será produzido em Xangai, mas receberá peças e componentes de outras regiões do mundo – foi apresentado na Exposição e Congresso Aeroespacial Asiático Internacional, em Hong Kong, no mês passado. Há grande interesse do mercado por essa aeronave, pois as projeções chinesas apontam, em longo prazo, aumento da demanda do tráfego global de passageiros. O C919 deve realizar seu primeiro voo em 2014 e começar a operar em 2016.